sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOVE PASSOS PARA QUEM QUER SER DOADOR DE SANGUE


     
                 

                           14 de junho
       DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

De 5 a 15 minutos. Esse é o tempo que dura uma sessão de coleta de sangue para doação, um processo que, garantem os especialistas, está cada vez mais simples, indolor e seguro. Como as doações são fracionadas, cada bolsa de sangue coletada pode ser usada em quatro pessoas diferentes. Os beneficiados são pacientes de hospitais que precisam de reposição de sangue devido a doenças hematológicas (leucemia e anemia, principalmente) ou perdas sanguíneas em cirurgias.
Requisitos
Conheça algumas das exigências para quem deseja doar sangue e o que inviabiliza o procedimento:
É preciso:
- Ter entre 16 e 67 anos de idade (jovens de até 18 anos devem estar acompanhados por res­­ponsável).
- Estar em boas condições de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas ou alimentos gordurosos nas últimas 12 horas.
- Estar bem descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Não estar em jejum (o ideal é fazer a doação duas horas depois da última refeição).
Não pode doar:
- Quem teve hepatite A depois dos 10 anos e pessoas que tiveram AVC ou hepatite B ou C. Também pacientes com HIV, epilepsia, hanseníase, doenças autoimunes e doença de Chagas.
- Quem fez tatuagem ou colocou piercing há menos de um ano.
Tira-dúvidas
Confira alguns mitos sobre doação de sangue:
- Se doar sangue uma vez, terá de doar para sempre.
- Nada impede que você doe apenas uma vez por ano ou até uma vez na vida. A frequência quem determina é você.
- Mulheres que tomam anticoncepcionais não podem doar.
- Não há ressalvas quanto ao uso de anticoncepcionais ou remédios comuns, como analgésicos leves. Nos demais casos, entre em contato com o banco de sangue.

Para mostrar como o processo é rápido e simples, a Gazeta do Povo montou um guia com o passo a passo para quem deseja se tornar um doador.
Passo a passo
Veja quais são os procedimentos obrigatórios para se tornar um doador de sangue. O processo pode parecer longo, mas não se engane: em geral, não dura mais que 45 minutos.
1 - Procure o banco de sangue mais próximo da sua casa. É importante ter em mãos um documento com foto (passaporte ou carteira de identidade, motorista ou trabalho).
2 - No banco de sangue, você vai responder a um questionário a respeito de seus hábitos, estado de saúde, histórico de doenças e cirurgias e comportamento sexual. As respostas são confidenciais e é importante respondê-las com o máximo de sinceridade possível.
3 – Posteriormente, você será chamado para uma avaliação clínica, quando um médico vai checar as respostas do questionário, fazer uma breve entrevista e verificar seu peso e seus sinais vitais (pressão arterial, batimentos cardíacos e respiração).
4 - Aprovado pelo médico, você fará um exame rápido para verificar se tem anemia. Caso a doença seja constatada, a doação é vetada.
5 - Chegou a etapa mais esperada: a doação. Em uma sala especial, é feita a coleta de 450 ml de sangue. O procedimento é rápido : dura de 5 a 15 minutos – e a quantidade de sangue retirada é reposta rapidamente pelo organismo, por isso a doação não compromete a saúde.
                                 
6 - Você é encaminhado para a sala do lanche, para se alimentar. Se você se sentir bem (raramente há complicações), em 15 minutos é liberado e pode voltar à sua rotina normal.
7 - Nas horas que se seguem à doação, as únicas recomendações são que você se alimente bem, beba bastante água, não fume por duas horas e não faça esforço exagerado com o braço. Pessoas que exercem trabalho que exija esforço, como pedreiros e motoristas, podem solicitar ao médico um atestado para não comparecer ao trabalho e ter sua falta abonada. Por lei, todos os trabalhadores têm direito a um dia de folga uma vez por ano, sem prejuízo para o salário, em caso de doação voluntária de sangue.
8 - Depois de 15 dias, ficam prontos os exames de tipagem de sangue, hepatite B e C, doença de Chagas e HIV. Quem doa sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) recebe uma carteira com as informações em casa. Nas demais instituições, a pessoa é convidada a retirar o documento no próprio banco de sangue. Quando os exames constatam alguma doença, o doador é convocado a refazê-los e, caso o problema se confirme, a doação é vetada e o sangue, descartado.
 A carteira de informações não vale para pagar meia-entrada em eventos culturais. Para ter direito ao desconto, a pessoa precisa ter um certificado de doador fidelizado, obtido depois de realizar três doações em um período de 12 meses.
9 - Depois de 60 dias (para os homens) ou 90 dias (para as mulheres), você já pode doar sangue de novo.
Fontes: Cristina Richter, pedagoga do Hemepar, e Karine dos Anjos, bioquímica e supervisora do banco de sangue do Hospital Erasto Gaertner.
                       

                            
                   
Faça valer os seus direitos, segundo o PROCON, todo doador de sangue munido de seu certificado tem direito a 50% de desconto em espetáculos culturais, cinemas, eventos esportivos, exposições entre outros.
Se o estabelecimento recusar-se a oferecer o desconto, é preciso guardar o comprovante do valor pago e ir até a sede do órgão, ou dirigir-se ao PROCON MUNICIPAL para efetuar a reclamação, e trazer o RG, CPF e comprovante de residência.

PEIXE E LIMÃO

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CARDÁPIO SOFISTICADO PARA O FERIADO


    
                           


             Arroz negro com frutos do mar e salada de rúcula com camarão serão os pratos que você irá servir e fazer sucesso com seus convidados
Primeiro verifique quais são os ingredientes que estão faltando, faça uma lista e vá ao mercadão.

Encontra se no comércio, embalagens prontas com mix de frutos do mar.
O ponto do arroz deve ser de um risoto.

A pimenta dedo de moça dará o sabor desejado conforme a quantidade de sementes que forem colocadas.

Sirva de entrada:
      
SALADA DE RÚCULA COM CAMARÃO
                

INGREDIENTES
. 1/4 xícara de cebola roxa média picada
. 02 colheres (sopa) de suco de limão
. 01 colher (sopa) de mel
. 01 colher (sopa) de amêndoa torrada em lascas
. 400 g de camarão médio
. 02 laranjas-pêra em gomos sem pele e sem sementes
. 01 maço de rúculas
. Sal a gosto

PARA ACOMPANHAR
. 04 fatias de pão de fôrma integral
. 02 (sopa) de tomilho seco

MODO DE PREPARO
Cozinhe o camarão por 4 minutos, em fogo alto, com o suco de limão, o mel, sal e um quarto de xícara de água. Retire o talo da rúcula e distribua as folhas nos pratos individuais.

Misture a cebola com o camarão e o caldo do seu cozimento. Distribua porções no centro de cada prato e, ao redor, arrume os gomos de laranja.
Aqueça o forno em temperatura média.

Corte cada fatia de pão em quatro triângulos, polvilhe o tomilho sobre eles e leve-os ao forno por 5 minutos ou até ficarem crocantes. Sirva a salada acompanhada das torradas.

                      ARROZ NEGRO COM FRUTOS DO MAR
                


INGREDIENTES

05 camarões
50 g de anéis de lula cozida
50 g de tentáculos de polvo cozido
05 mariscos grandes cozidos
200 ml de creme de leite,
200 g de arroz negro,
1/2 cebola,
02 dentes de alho,
01 tablete de caldo de legumes,
500 ml de vinho tinto,
01 pimenta dedo de moça,
Vinho branco a gosto.
Páprica picante a gosto.
Limão.
Queijo parmesão a gosto.
Coentro a gosto e opcional.
Manteiga.


MODO DE PREPARO

Arroz: Fritar a cebola com a manteiga. Colocar o arroz, o vinho, água, sal a gosto e o caldo de legumes anteriormente dissolvido em água e esperar cozinhar. Quando servir, acrescentar o queijo parmesão ralado.

Frutos do mar: Numa frigideira, dourar o alho, a cebola, a pimenta, a páprica no azeite e os frutos do mar, acrescente sal gosto e o suco de limão. Coloque o vinho branco e finalize com o de creme de leite, centro picado e sirva. (Conteúdo CLAUDIA)


PEIXE E LIMÃO

terça-feira, 28 de maio de 2013

FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DO LITORAL PARANAENSE




Começa nesta semana e vai até o dia 30 de Junho, a terceira edição do festival gastronômico Sabores do Litoral.

 O evento conta com a participação de 31 restaurantes, que vão oferecer o melhor da gastronomia, com comidas típicas das cidades de Antonina, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Ilha do Mel.

O festival é promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná(ADETUR), e Associação de Bares e Restaurantes do Litoral do Paraná(ABRASEL), com o objetivo de estimular a visitação dos turistas em época de baixa temporada.

Vejam as ofertas:


Os detalhes do evento podem ser acompanhados pelo site www.facebook.com/sabores do litoral, onde são divulgados fotos dos pratos, endereços dos restaurantes além de promoções exclusivas.
FONTE: Tribuna do Paraná


PEIXE E LIMÃO

segunda-feira, 27 de maio de 2013

BOLSAS INVERNO 2013

                        
    
                            


Toda mulher gosta de variar suas bolsas a cada estação que se aproxima. Como o inverno nos remete a cores mais escuras a tendência deste inverno de 2013 é abusar no colorido dos acessórios. A aposta está no azul, verde, amarelo, magenta e até lilás.
                            


Se você deseja comprar uma bolsa de couro e gastar um pouco mais opte por um modelo clássico e cor mais neutra para poder usá-la por mais tempo.
                               



Os modelos feitos com couro sintético são mais acessíveis e permitem você ousar na cor e no tamanho.

                         

Seguindo a linha verão as bolsas bicolores estão entrando no inverno como uma opção elegante para completar seu visual.

                      

Um escarpin preto irá fazer a combinação perfeita com este acessório.



                               
Em todo guarda roupa feminino não pode faltar uma bolsa vermelha, que é o coringa para qualquer ocasião até para combinar com o pretinho básico. 
                             


PEIXE E LIMÃO


sexta-feira, 24 de maio de 2013

VIRADO Á PAULISTA CHIQUE - ANA MARIA BRAGA



                                


A Aninha passou esta receita no programa Mais Você, onde o mais importante é fazer o corte da carne sem retira-la totalmente do osso. Uma versão diferente da tradicional bistequinha de porco com tutu de feijão.


 
INGREDIENTES
Carne

4 bistecas com 100 g cada
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Recheio

1 colher (sopa) de azeite
½ colher (sopa) de alho
200 g de feijão carioquinha cozido e com o caldo (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca (20 g)
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
40 g de linguiça fina frita e em cubinhos (1/3 xícara de chá)
Para empanar

Farinha de trigo
2 ovos batidos
farinha de rosca

MODO DE PREPARO
Com uma faca afiada, desprenda a carne do osso de cada bisteca sem retirar o osso. Com um batedor afine a carne da bisteca. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve.
Recheio
Em uma panela aqueça azeite e doure ½ colher (sopa) de alho. Adicione feijão carioquinha cozido e com o caldo e ¼ xícara (chá) de água, misture e deixe ferver. Acrescente, aos poucos, farinha de mandioca, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Desligue o fogo, junte linguiça fina frita e em cubinhos e misture.
Coloque no centro de cada bisteca 1 colher (sopa cheia) do creme de feijão e enrole a carne da bisteca prendendo bem o creme de feijão e deixando o osso para fora, como se fosse uma coxinha de galinha. Repita o mesmo procedimento com o restante das bistecas. Passe cada bisteca na farinha de trigo, nos ovos batidos e em seguida na farinha de rosca.
Frite em óleo não muito quente até dourar. Retire do fogo e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida com couve, ovo frito e banana.

RENDIMENTO
4 porções.

PEIXE E LIMÃO

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO DE MAIO 2013 NO LITORAL PARANAENSE





                              ILHA DO SUPERAGÜI

                                


              Festa de Santa Rita de Cássia - Laranjeiras

22 de 05 de 2013 às 18h 00

Algumas tradições são conservadas, tais como as festas de padroeiros, nas quais as diversas comunidades de Superagüi e no seu entorno, interagem umas com as outras, seguindo um calendário.

                                      MORRETES

                     


                                  Feira do Produtor

Todos os sábados a partir de 25/05/2013

Local: Rua Visconde do Rio Branco, 30
Horário: Das 08h00 às 12 horas.
Serão encontrados diversos produtos agrícolas sem agrotóxicos assim como derivados da banana, balas, chips e licores.
Não se esqueça de levar sua sacola ecologicamente correta!

                                            MORRETES

                                   


                                 Festa do Divino Espírito Santo

26 de 05 de 2013 às 10h 30

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto

Programação não informada pelos organizadores.

                                         MORRETES

                        


                 Corpus Christi - Missa seguida de procissão

30 de Maio de 2013 às 10h 00

Todos os anos as ruas são enfeitadas pela comunidade. Os trabalhos iniciam a tarde e segue pela madrugada.

PEIXE E LIMÃO.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DICAS PARA DEIXAR A CARNE MAIS MACIA


                        


Carne mais macia! Especialistas ensinam 22 segredos para você arrasar no preparo de peixes, frangos, carnes bovinas e suínas.

Quando a gente pensa em cozinhar uma carne, quer que ela fique gostosa e, sobretudo, macia. Por mais que a gente obedeça a receita à risca, muitas vezes o prato acaba duro e ressecado. Confira as dicas da nutricionista Michele Cassiano e do culinarista de ANAMARIA, Ancelmo Batista Alves, para garantir um cardápio suculento! 



CARNE BOVINA

. Frite o bife em frigideira de fundo grosso - e misture manteiga e um fio de óleo para a fritura.
. Não espete a carne durante a fritura, senão, ela perderá o suco natural e acabará ressecada. Para virar, use uma pinça ou espete o garfo apenas no cantinho.
. Tempere assados e grelhados só na hora de preparar. Isso porque temperar de véspera desidrata a carne, endurecendo-a.
. Banhe a carne com caldo de abacaxi - pode usar leite de folhas de mamoeiro também. Isso antes de temperá-la.
. Não adicione água fria em ensopados. Qualquer líquido deve ser previamente aquecido.
. Acrescente bicarbonato de sódio em cozidos, principalmente de costela, músculo, lagarto e coxão duro. Uma colherzinha no tempero basta. Se não tiver bicarbonato, use fermento em pó ou vinagre com azeite. E deixe na geladeira.
. Cozinhe a peça inteira na cerveja: você precisará de uma lata para cada quilo de carne.
. Mergulhe o bife de fígado no suco de laranja. Em alguns minutos, a acidez da carne estará eliminada.
. Deixe o churrasco de molho em sal, limão, suco de laranja e refrigerante à base de cola.
. Asse a picanha com a gordura para cima: a estratégia evita a perda da umidade natural.


FRANGO

. Pincele o frango assado com manteiga, mas óleo ou margarina também servem. Depois, é só cobrir com papel-alumínio e levar ao forno para assar.
. Prepare um caldo de legumes. Quando estiver fervendo, acrescente o peito de frango, espere um minuto, desligue o fogo e deixe-o mergulhado por mais dois minutos.
. Deixe a carne marinar no shoyu com leite de coco e só tire no dia seguinte.
. Adicione meio copo de cerveja clara no tempero. Vale acrescentar um pouco de vinagre, vinho branco ou conhaque, deixando a carne descansar.
. Tempere com vinagre: depois de descansar no vinagre durante, pelo menos, uma hora, a carne ganhará um sabor especial.
. Coloque uma pitada de fermento em pó no tempero para amaciar a carne. Bicarbonato de sódio também funciona.

                      



CARNE DE PORCO

Deixar a carne marinar doze horas mergulhada no tempero é o mínimo. E adicione um pouco de vinho branco seco.
Asse o lombo no “bafo”: envolva a assadeira com papel alumínio, sem deixar frestas e leve ao forno baixo.
Regue o pernil com molho. A carne também deve estar embrulhada em papel alumínio. Como no caso da picanha, vire a gordura para cima, assim ela penetra nas fibras.
Acrescente suco de laranja ao tempero, pois ele amacia qualquer tipo de carne suína.

                    

PEIXE

Tire a cabeça só depois de assado senão, a parte cortada sobrará seca e dura.
Deixe de molho no leite antes de temperar, por alguns minutos.
Se o peixe for congelado, descongele diretamente no leite, assim ele ficará com gostinho de fresco.


PEIXE E LIMÃO