segunda-feira, 12 de maio de 2014

HISTÓRIA: A ESCRAVIDÃO E A BATALHA NAVAL NO LITORAL DO PARANÅ


I


                      
Amanhã se comemora 126 anos do fim da escravidão no Brasil, com o advento da sanção da Lei Áurea em 13 de Maio de 1888. Um dos episódios pouco conhecido no Paraná foi a “batalha de Cormorant ‘, em 1850 tendo por palco a cidade de Paranaguá.


                       
Os motivos de fundo foi o suposto tráfico de escravos. Leia abaixo o relato de Diego Antonelli, publicado na edição de ontem no jornal Gazeta do povo:
                       



  “A perseguição implacável do navio inglês Cormorant a quatro embarcações brasileiras provocou um tenso combate no Litoral paranaense em 29 de junho de 1850. Na ocasião, foram aprisionados os barcos Dona Anna e Sereia e a galera Campeadora. Para não ter o barco apreendido, o comandante do Astro provocou o afundamento do próprio navio.
O historiador Romário Martins escreveu que o combate teve como pretexto evidências de que os barcos estariam transportando escravos em um período em que já havia leis que proibiam essa prática no país. A Lei 7 de novembro de 1831 declarava “livres todos os escravos vindos de fora do Império” e impunha “penas aos importadores dos mesmos escravos”. Martins destacou, contudo, que isso não impediu que a importação de escravos continuasse. Registros escritos pelo historiador inglês Leslie Bethel revelam que o Sereia, por exemplo, havia transportado 800 escravos até Macaé (RJ) algumas semanas antes e o Dona Anna desembarcado outros 800 escravos em Dois Rios (RJ) em março de 1850.
O atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Ernani Straube, afirma, porém, que no interior das embarcações brasileiras não chegaram a ser encontrados escravos no momento da abordagem do Cormorant, o que desencadeou o conflito. “A população se uniu contra essa ação dos ingleses na costa brasileira”, afirma.
O comandante do Cormorant, capitão Hubert Schumberg, entregou um ofício destinado ao comandante da Força de Paranaguá sobre os acontecimentos, mas as autoridades se negaram a receber o documento. Na noite daquele dia 29, um grupo de Paranaguá se revoltou com a ação inglesa e foi até a Fortaleza da Barra, na Ilha do Mel, para combater o Cormorant.
Na manhã do dia seguinte, os improvisados “guerreiros” desembarcaram na Ilha do Mel. Para eles, um navio de guerra estrangeiro havia confiscado e apreendido embarcações nacionais dentro do porto. Isso seria o suficiente para uma reação armada do Brasil.
Ao avistarem o navio inglês perto da Barra, tentaram encaminhar um ofício a ser entregue por um sargento da Guarda Nacional às tropas inglesas. “O barco que o levava foi recebido a balas”, afirma Straube. Assim, começou uma troca de tiros entre ingleses e paranaenses. Por 30 minutos, a troca de tiros foi intensa. “Apenas um marinheiro morreu no conflito”, conta Straube. A batalha só terminou quando o Cormorant saiu da mira dos parnanguaras.
Somente dois meses depois, em setembro de 1850 – apoiado pelo governo inglês –, o tráfico de escravos para o Brasil foi reprimido de vez. A Lei Eusébio de Queiroz reforçou que embarcações brasileiras ou estrangeiras encontradas em qualquer parte poderiam ser apreendidas’’.
PEIXE E LIMÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário