sexta-feira, 23 de maio de 2014

10 MITOS DA FAXINA




                                   

Veja os mitos da faxina e saiba acertar na limpeza.

                               
MITO 01

                      

Álcool líquido comum é um poderoso desinfetante. O único álcool com total função bactericida e desinfetante é aquele utilizado em hospitais, registrado pela ANVISA e que tem a sua graduação entre 68º e 72º INPT (porcentagem de álcool em peso). Embora o álcool doméstico possa ser útil em casa como na limpeza de vidros, para desinfecção de ambientes como banheiros e cozinhas, o melhor é usar água sanitária ou desinfetante.
                        
                              
MITO 2
                     
Borracha apaga riscos de lápis em paredes. A borracha mais suja do que limpa e pior, pode danificar a tinta da parede. Em vez disso, prefira utilizar na limpeza um pano umedecido em água com um pouco de saponáceo líquido, aplicando somente sobre o risco. No lugar de sabão, use álcool quando o risco for feito com aquelas canetinhas coloridas.
                      
MITO 3 -  

          
Misture água sanitária e sabão em pó e tenha uma solução capaz de resolver qualquer problema de limpeza. Na realidade, quando misturados, sabão e água sanitária se neutralizam, tornando o processo de higienização ainda mais trabalhoso. Em especial para sujeiras mais difíceis de limpar, o mais prático é recorrer a produtos específicos como os indicados para limpeza pesada (desengordurantes e removedores de limo).
                     
MITO 4
                   
    
 Para limpar espelhos e vidros, basta esfregar jornal na superfície. Além de não retirarem a sujeira de vidros e espelhos, os jornais podem piorar o nível de sujidade, danificar e riscar peças. O mais recomendável é lavar com detergente neutro e secar bem com pano macio e que não solte fiapos.
                                
MITO 5
                       
 Soluções caseiras com limão e vinagre servem para limpar tudo. Limão e vinagre podem ser bons aliados, mas é um erro achar que eles servem para qualquer limpeza doméstica. No caso do limão, o ácido da fruta ajuda a remover gorduras, por isso pode ser usado, por exemplo, para limpar as bocas do fogão. Por sua vez, o vinagre branco é uma boa solução para combater o mau cheiro e o mofo, Desta forma, a substância é eficaz na higienização do cantinho do bicho de estimação, de geladeiras e paredes com bolor.
                                  
MITO 6
               

O bicarbonato de sódio é um poderoso tira-manchas. Na verdade, quando aplicado isoladamente, não tem eficiência alguma.  O ideal é colocar o bicarbonato (uma colher de café) em meia xícara de álcool e aplicar a mistura sobre o local e em seguida, após alguns minutos, pressionar um pano umedecido sobre a parte atingida para retirar os vestígios da mistura e lave a peça normalmente. Mas atenção: não deixe a solução sobre o tecido por muito tempo, porque o bicarbonato de sódio é um sal abrasivo que pode provocar desgastes.
                            
MITO 7
                 
Mármores e granitos suportam qualquer produto de limpeza. Embora sejam rochas naturais conhecidas por sua resistência e durabilidade, exigem cuidados na higienização. Nunca use produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, como por exemplo, saponáceo, água sanitária, soda cáustica ou querosene, porque podem danificar permanentemente a pedra. Para limpezas semanais ou quinzenais, aplique apenas detergente neutro diluído em água.
                          
MITO 8
                       
Sabão em pó é excelente para limpar pisos de cozinhas e banheiros.  À primeira vista, o produto pode até deixar o piso limpo, mas sua fórmula extremamente alcalina pode levar á corrosão do revestimento se usado com freqüência. Isso vale tanto para pisos de cerâmica e porcelanato, quanto para mármores e granitos. O melhor é utilizar um produto específico para a limpeza e reservar o sabão em pó apenas para lavar roupas.
                            
MITO 9
              
  
Produtos multiuso têm mil e uma utilidades. Na verdade, os limpadores multiuso devem ser usados apenas em áreas laváveis, como cerâmicas, paredes e superfícies plásticas. Não são recomendados para uso em madeira e metais. Na dúvida, leia as instruções nas embalagens. 
                     
MITO 10
                              
Varrer o chão é etapa fundamental para a limpeza da casa. Quando varremos um ambiente, apenas uma parcela da poeira é retirada. O restante fica em suspensão e se deposita em locais mais altos como sofás, camas e mesas. Para piorar, a varrição ajuda a espalhar micro-organismos como os ácaros. O melhor é aspirar a sujeira e limpar a poeira com pano úmido.

(Fonte: Juliana Nakamura – UOL – São Paulo)

PEIXE E LIMÃO

p

Nenhum comentário:

Postar um comentário