sábado, 5 de maio de 2012

VOCE SABE O QUE É PERIGEU? É HOJE!

Hoje dia 05/05/2012 a lua estará no ponto mais próximo da Terra. Não percam e não deixem de admirar a nossa Lua hoje.

                   
O motivo de Lua parecer maior neste sábado e domingo não é nenhuma ilusão de ótica. Isso vai acontecer por que nosso satélite estará pelo menos 50 mil quilômetros mais perto de nós e dará a impressão de ser 16% maior que o normal. Com esse tamanho a Lua brilhará 30% mais forte.
Isso acontece porque a Lua não gira ao redor da Terra em um círculo perfeito e sim em uma elipse achatada, fazendo com que o astro ora fique mais perto, ora mais longe da Terra. A maior aproximação vai ocorrer às 23h33 pelo horário de Brasília e quando isso acontecer a Lua estará a exatos 356.955km de distância. Por razões ainda não perfeitamente compreendidas e explicadas por astrônomos ou neurocientistas, a Lua ou Sol quando vistos próximos ao horizonte e rodeados de árvores e prédios parecem maiores que o normal. Apesar de ser essa a explicação formal e também a mais aceita pelos pesquisadores, ela ainda é alvo de estudos por parte dos neurocientistas, que buscam compreender melhor como nosso cérebro funciona da Terra, no chamado Perigeu.

MARÉS
Durante o período de maior aproximação são observadas as conhecidas marés de perigeu, quando a atração gravitacional da Lua "puxa" as águas do oceano alguns centímetros a mais que o normal. Dependendo da geografia local esse efeito pode produzir elevações oceânicas que em alguns casos podem chegar a 15 centímetros, provocando algumas instabilidades. No entanto, nada disso causará transtornos, portanto não há motivos para preocupações.
PEIXE E LIMÃO

2 comentários:

  1. Olá, moça...farei questão de ver essa lua, pois é um fenômeno maravilhoso... beijos...lindo final de semana...Penélope
    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Amazonas esta acontecendo agora, a lua ficou enorme e brilhante!!!

    ResponderExcluir