quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RISOTO NA PANELA DE PRESSÃO - ANA MARIA BRAGA



                                   


Olha só que interessante esta receita que fica pronta em 7min após o inicio de cozimento na panela de pressão.
Se você costuma guardar o caldo de cozimento do seu osso buco, poderá usá-lo nesta receita de risoto.

              


OSSO BUCO

 INGREDIENTES

1 cenoura média em cubos 
1 cebola média em 4 partes
2 talos de salsão picado grosseiramente
1 alho-poró picado grosseiramente
3 dentes de alho
Alecrim, manjericão e tomilho a gosto.
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (sopa) de azeite
4 pedaços de ossobuco (+/- 1,6 kg)
1 xícara (chá) de vinho branco seco
¼ xícara (chá) de óleo
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente.

RISOTO

INGREDIENTES

½ xícara (chá) de vinho branco seco (120 ml)
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli (400 g)
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

MODO DE PREPARO

Ossobuco

1 - Num processador coloque 1 cenoura média em cubos, 1 cebola média em 4 partes, 2 talos de salsão picado grosseiramente, 1 alho poró picado grosseiramente e 3 dentes de alho e bata até os legumes ficarem em pequenos pedaços. Coloque em uma peneira e esprema para retirar todo o suco dos legumes (reserve os legumes espremidos à parte). Despeje esse suco em um saco plástico e reserve.
2 - À parte coloque num pilão alecrim, manjericão e tomilho a gosto, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos, 2 colheres (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de azeite e, com o socador do pilão, amasse até obter uma pasta. Esfregue essa pasta em 4 pedaços de ossobuco e coloque-os dentro do saco plástico (com o suco dos legumes), junte 1 xícara (chá) de vinho branco seco e reserve na geladeira por 12 horas.
3 - Numa panela de pressão aqueça ¼ xícara (chá) de óleo, coloque os pedaços de ossobuco marinados (reserve a marinada) e doure bem dos dois lados (+/- 15 minutos).
OBS.: Se não der para colocar os 4 pedaços de uma vez só na panela, doure dois ossobucos e depois os outros dois. Retire os pedaços de ossobuco dourados da panela de pressão e reserve-os.
4 - Acrescente, na panela de pressão, os legumes espremidos que ficaram na peneira e refogue-os rapidamente por +/- 30 segundos. Despeje na panela, o líquido da marinada dos ossobucos, 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente, os ossobucos dourados, tampe a panela de pressão e, em fogo médio, deixe cozinhar por 25 minutos depois que pegar pressão.

Risoto

5 - Retire a pressão da panela, abra-a e transfira os ossobucos para uma frigideira grande. Coe o caldo em uma tigela (reserve os legumes em uma peneira) e coloque na frigideira 2 xícaras (chá) do caldo coado (que se formou na panela) e deixe fervendo até reduzir um pouco (+/- 2 minutos).
6 - Veja quanto de caldo coado rendeu, complete-o com água fervente até ficar com um total de 5 xícaras (chá) de líquido (caldo + água fervente).
7 - Na panela de pressão coloque as 5 xícaras de líquido (caldo + água fervente), acrescente os legumes (da peneira), junte ½ xícara (chá) de vinho branco seco e deixe ferver.
8 - Assim que ferver, incorpore 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli, tampe novamente a panela de pressão e deixe cozinhar por 7 minutos após pegar pressão. Apague o fogo, retire a pressão da panela, destampe e adicione 2 colheres (sopa) de manteiga gelada, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e mexa até obter um risoto cremoso. OBS.: Se for necessário adicione um pouco de água quente.
Sirva o ossobuco com o risoto, bem quente.

hummmmm!!!




PEIXE E LIMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário