Bacalhau é um processo de salga e não o nome do peixe
Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau, o COD ou bacalhau verdadeiro, habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega e o Gadus macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alaska (by Wikipédia).
Outros peixes salgados e secos também são comercializados com o nome genérico de bacalhau, como o Pirarucu chamado por alguns como "o bacalhau da Amazônia".
Saiba escolher o tipo que se ajusta ao seu paladar e ao seu bolso
Ling
Sua carne é mais clara e seu preço também é bastante razoável – por isso, faz bastante sucesso entre os mestres-cucas econômicos.
Bacalhau do Porto – COD do Atlântico Norte
É o melhor e mais caro bacalhau. O peixe inteiro também é mais largo que as outras variedades. A carne é amarelo-palha e, quando cozida, se desmancha em lascas uniformes.
Bacalhau do porto - COD do Pacífico Norte
É semelhante ao bacalhau do Pacífico (Gadus macrocephalus), menor, mais barato e de qualidade inferior.
Saithe
Esse bacalhau tem carne escura e de sabor bastante acentuado. Muito mais barato que o bacalhau do Porto, é bastante popular no Brasil. Como desfia com facilidade, é utilizado principalmente em bolinhos, saladas e ensopados.
Zarbo
Menor de todos os tipos de bacalhau, o zarbo também tem preço relativamente baixo e muita aceitação no mercado brasileiro. Sua carne não é lá essas coisas, mas não faz feio quando misturada a outros ingredientes.
Por causa da atual escassez de bacalhau (decorrente da pesca predatória), o preço está alto. Como o peixe absorve muita água e ganha cerca de 20% do seu peso após ficar de molho por um ou dois dias – o tempo de dessalgação depende do tamanho dos pedaços de bacalhau. Além do mais, o sabor forte do bacalhau se destaca mesmo em pratos que levam pouco peixe e muitas batatas, por exemplo.
No momento a grande novidade é o bacalhau chinês pelo baixo custo e boa qualidade.
.
Bacalhau chinês
Pescado que vem da China chega a custar até 30% menos
Tem novidade nas peixarias: bacalhau chinês. Como todo produto da China, o preço é bom. Bacalhau no meio da semana, quem diria? O peixe, que era preparado só em datas especiais, ganhou mais espaço no cardápio.
Um tipo de bacalhau que é mais barato do que os importados da Europa. O quilo sai por menos de R$ 20 e ele vem de muito mais longe. Pescado na Noruega, ele é processado e embalado na China.
Um tipo de bacalhau que é mais barato do que os importados da Europa. O quilo sai por menos de R$ 20 e ele vem de muito mais longe. Pescado na Noruega, ele é processado e embalado na China.
A entrada do peixe chinês no Brasil tornou o setor mais competitivo. E quem sai ganhando com este negócio da china é o consumidor
Páscoa chegando, tem coisas que já vem à mente, como família unida, pensamentos positivos, chocolate e aquele bacalhau regado com azeite. HUMMMMMM. Que maravilha!
BACALHAU FINGIDO
Ingredientes
3 kg de filé de Merluza
1/2 kg de tomate sem pele;
100 gramas de cebola;
1/2 kg de batatas;
Fatias de pimentão verde, vermelho e amarelo;
Cebolinha, salsa e coentro picados;
Azeitonas verdes e pretas;
4 ovos cozidos;
Azeite de oliva e leite de coco a gosto;
1 caixinha de creme de leite;
folhas de louro e endro a gosto.
Modo de fazer
Em um pirex coloque uma camada de filé de Merluza e alterne com uma camada de batatas em rodelas, cebola, tomate, pimentão e tempero verde. Vá alternando as camadas de peixe e de vegetais até completar o pirex.
Tempere com o azeite de oliva e o leite de coco e leve ao forno por 40 minutos.
Depois é hora de acrescentar o creme de leite, as azeitonas, os ovos cozidos cortados em rodelas e leve ao forno para gratinar.
Está explicado porque nunca se viu um bacalhau com cabeça?
PEIXE E LIMÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário