sexta-feira, 23 de março de 2012

GLOBO REPÓRTER : DIETA DO ATLÂNTICO

do Globo Repórter sobre (Dieta Atlântica) que é uma das alternativas para a adoção de uma dieta saudável, pois representa ela uma opção saudável de alimentação e com resultados excelentes, semelhantes ao da dieta Mediterrânea.
                                                     
                       DIETA DO ATLÂNTICO
A dieta do Atlântico é baseada em baixo índice de gordura saturada, em proteína de alta qualidade, rica em fibras e sem açúcar refinado. Também oferece uma prática diária de exercício físico.
Ela segue o padrão clássico da dieta mediterrânea e inclui uma variedade de produtos saudáveis como frutas e hortaliças, azeite, legumes, carne bovina e suína, cereais e frutos do mar. O peixe é o produto base desta dieta, recomendável de 3 a 4 vezes por dia.
Outros alimentos adicionados à dieta do Atlântico são o leite e vinho branco, com moderação. Essa dieta também é uma mudança do hábito alimentar para cuidar do corpo. Estudos demonstram que os hábitos alimentares saudáveis estão muito presentes em qualquer dieta que segue os princípios mediterrâneos.
  • Os hábitos prejudiciais da alimentação ocidental têm proliferado doenças cardiovasculares e obesidade em todo o mundo.
A dieta do Atlântico diferencia-se das dietas mediterrâneas porque inclui mariscos e peixes como os principais alimentos; também carne bovina, carne de porco, legumes, sopas e guisados. Enquanto isso, na dieta mediterrânica existe o domínio pelo azeite, frutas e legumes, carnes, massas e grelhados.
Tem mais: bebês nascidos de mães consumidoras de peixe têm um QI mais elevado.
Dica: substitua os principais alimentos da dieta mediterrânea pelos peixes e frutos do mar que estará muito próxima dos princípios dessa dieta.
FONTE: Dietas & Hábitos
O ponto de partida é a divulgação da culinária tradicional e contemporânea do litoral de Santa Catarina, especialmente da cidade de Florianópolis, cuja gastronomia de referência cultural foi formada pelos costumes dos açorianos (peixes assados, fritos e ensopados, inhames e couves, cozidos de carne e verduras, massa sovada de mandioca, arroz doce), do índio (mandioca, biju, cuscuz, pamonha, aipim e milho) e dos gregos que nos legaram os pratos com outros frutos do mar.
Hoje 23 de março 2012, Rede Globo apresenta com
riqueza de detalhes o que você acabou de ler.

PEIXE E LIMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário