segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RECICLANDO O FUNDO DO MAR


             

               


Carpetes feitos de redes de pescar retiradas do fundo mar é uma idéia que surgiu pela iniciativa de pescadores das Filipinas e bem poderia ter o apoio das Prefeituras locais para adaptarem esta técnica.
Colaboram com limpeza do mar e ainda geram lucros aos associados, incentivando também aos próprios pescadores a não descartarem suas redes.
                  

Cerca de 20% do lixo que, atualmente, polui os oceanos do mundo não vem da terra firme, mas sim do alto-mar. São linhas e redes de pesca, caixas de isca e outros resíduos descartados, indevidamente, por navegantes, que prejudicam a vida de mais de 260 espécies marinhas-como tartarugas, focas, golfinhos e peixes –, segundo o relatório Os Detritos Plásticos nos Oceanos do Mundo, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Disposta a contribuir para resolver a questão, a norte-americana Interface  empresa criada por Ray Anderson, um dos pioneiros do empreendedorismo sustentável no mundo, e que atua há mais de 20 anos no Brasil –, se uniu a Sociedade Zoológica de Londres para criar o projeto Net Effect, que confecciona carpetes a partir de redes de pesca retiradas do mar.
                           
         

 Com a ajuda da comunidade local, as redes de pesca são coletadas dos oceanos e recicladas para virar bonitos carpetes.
A coleção Net Effect foi lançada, mundialmente, neste mês de junho de 2013 –. 
A ideia é remover toneladas de redes de pesca dos oceanos. Será que a moda pega?
No site da Interface, você encontra o catálogo completo dos carpetes e os revendedores brasileiros.
(Revista Super Interessante)
(Fotos Google)
PEIXE E LIMÃO


Um comentário:

  1. Muito boa essa idéia de reciclagem de redes, os animais marítimos devem viver muito melhor agora nesses locais onde está sendo feita esse tipo de reciclagem, espero que essa idéia se espalhe por todo o mundo.

    ResponderExcluir