CARAMBOLA: O DOCE VENENO
Os danos causados pelo consumo de carambolas “in natura” ou sucos são desconhecidos por 99% da população.
A fruta tem uma neurotoxina que, se não for filtrada, vai direto para o sangue. Se o paciente portador de insuficiência renal come-la, deve procurar imediatamente um médico, pois corre risco de entrar em coma e morrer, se não fizer hemodiálise. O rim normal filtra a toxina, porém os diabéticos também correm alto risco.
O médico Eduardo Martins Rebec, nefrologista do setor de hemodiálise da Santa Casa de Jaú, confirma o risco no consumo da fruta. “Há risco de morte, sim”.
O rim de quem tem insuficiência renal não consegue eliminar a toxina, que se acumula no sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador de
insuficiência renal ingerir a carambola pode ter convulsões e entrar em coma com risco de óbito", alerta. Para remover a toxina, é feita uma hemodiálise de urgência.
Os sintomas de intoxicação são crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. A toxina da carambola fica retida no organismo e atinge o cérebro.
Em alguns municípios, Câmaras de Vereadores aprovaram projeto que obriga estabelecimentos como lanchonete, bares, restaurantes, hospitais e repartições públicas municipais a afixarem cartazes alertando para o risco do consumo da carambola e do suco da fruta.
Isso me lembra uma frase bem antiga: “Passarinho não bica carambola!”.
PEIXE E LIMÃO
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário