domingo, 15 de abril de 2012

PEIXE NA FOLHA DE BANANEIRA: MODO DIFÍCIL OU FÁCIL?


                           

          Peixe na Folha de Bananeira
 
Escolha um peixe inteiro, com peso entre 01 e 03 kg. Pode ser robalo, anchova, sargo, vermelho, tainha, cherne, cavala, sororoca etc. Remova a barrigada do peixe, mas deixe cabeça e escamas (se houver).
Tempere o peixe com meio limão (preferência limão cravo), sal, 03 dentes de alho socados ou picados e pimenta do reino a gosto. Depois de temperados, enrole-os em folhas de bananeira bem limpas, amarrando as folhas com tiras de outras folhas para que não abram.
Faça uma cova não muito funda na areia e deposite o peixe. Cubra com areia e acenda uma fogueira em cima. Quando a fogueira chegar ao fim, após duas horas, remova o peixe. Se as folhas estiverem bem quentes, escurecidas, está no ponto.
Esta foi a maneira difícil que nossos antepassados encontraram para assar um peixe com sabor delicioso.
Maneira fácil:
O peixe também pode ser preparado em grelha de churrasqueira ou mesmo no forno convencional pré-aquecido, por 10/15 minutos ou até que esteja macio. Come-se com farofa.
A folha de bananeira devidamente recortada, sem o talo central, deverá ser passada diretamente na boca do fogão a gás.  Deixar a folha com o lado mais esbranquiçado, virada para cima. Ela vai ficar maleável para envolver o peixe.
Poderá também, substituir a folha de bananeira por papel alumínio ou papel celofane, mas o sabor não será o mesmo.
Se não tiver uma bananeira no seu quintal ou do vizinho, encomende na quitanda mais próxima, é fácil.

                     Sustentabilidade
 A preocupação com o planeta não é mais uma questão de moda, é uma necessidade. Quer ficar em paz com o planeta e dar um toque sustentável? Então a Folha da Bananeira também poderá te ajudar – e muito. Ela não apenas garante um toque de capricho ao cardápio, como por si só já se torna lixo orgânico. Além da vantagem na decomposição, a folha da bananeira possui “fabricação natural”, diferente dos produtos industrializados, que consomem milhões de litros d’água e despejam poluentes na atmosfera durante seu processo de fabricação.

                   
Peixe branco assado na folha de bananeira
Saudável e Saboroso!

 INGREDIENTES:

. 04 unidades pequenas de pescada-branca
. 02 unidades de cebola roxa em rodelas
 .02 colheres (sopa) de hortelã picada
. 02 colheres (sopa) de salsinha picada
. 02 colheres (sopa) de manjericão picado (opcional)
. Suco de 01 limão
. 01 limão em fatias finas
. Pimenta-do-reino a gosto
. Azeite de oliva extra virgem
. Sal marinho a gosto

Modo de preparo:
Limpe os filés e corte-os ao meio. Retire as espinhas de modo que fiquem abertas. Depois, misture a cebola com as ervas, o suco de limão, o sal e o azeite. Tempere os filés com sal e pimenta. Em seguida, forre uma louça refratária com folhas de bananeira e disponha 02 filés no centro com a pele virada para baixo. Distribua o recheio sobre cada um deles e cubra com os filés restantes, formando uma espécie de sanduíche. Disponha fatias de limão por cima e pincele com azeite. Cubra com o restante das folhas de bananeira, fazendo uma costura de palito com a folha de baixo.
Asse por 25 minutos em forno pré-aquecido. Sirva com a ervilha-torta.

PEIXE E LIMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário